Pular para o conteúdo principal

LAGO DI COMO - a pé pela Strada Regia


Muitas são as rotas e caminhos que se pode escolher para desbravar o lago de Como, na Lombardia. Mas uma coisa é certa, as paisagens lhe garantirão vistas incríveis. Vista de descanso de tela do computador. O Lago de Como é um destino de elite, mas há opções para vivenciar este lugar sem gastar tanto, como o caso da Strada Regia, caminho para pedestres ou ciclistas, que possui um calçamento de pedras que remonta ao século XVIII, mas que muitos e muitos séculos antes já era utilizado pelos agricultores da região. 

Se você leu o post anterior deve
 ter percebido que Bellagio

fica exatamente no centro do Lago de Como, que tem a forma de um Y invertido. São três braços, o primeiro Braço(Ramo) de Colico, que divide-se em outros dois, exatamente no triângulo Lariano, onde fica Bellagio. O Braço (Ramo) de Como e o Braço (Ramo) de Lecco. A Strada Regia fica ao longo do Braço de Como, na margem oriental. O ideal é inicia-la em Como, pegando o teleférico que leva a Brunate e de lá iniciar a caminhada que passará por Blevio e Torno. Mas você pode começar o percurso mais a frente, indo até o local pelo transporte público(barco ou ônibus). 






Não fiz ainda o percurso inteiro. Inicie-o em Torno, pois estava hospedada na casa de uma amiga e a Strada Regia passava literalmente ao lado de sua casa. Blevio e Torno no passado(por volta de 1700 e 1900) foram bairros de artistas e eu só descobri isto depois que estava hospedada lá. 
 Tal viagem não merece pressa,  cada parada deve ser preparada com calma, para que se possa contemplar o local de maneira devida. É conhecida como  uma das rotas de turismo slow.  E para quem vai enfrentar o caminho a pé deve estar em boa forma, quando a enfrentei eu estava na melhor forma física de minha vida, vinha de um treinamento de 20 dias seguidos  em que treinava 5 horas diárias e mesmo assim não me atrevi a fazer todo. Mas é um percurso plano bem fácil de fazer e todo calçado.  De TORNO fui até POGNANA LARIO,  aldeia com cerca de 900(novecentos) habitantes, onde além do lago se pode conhecer a Igreja de San Miro, depois passei por CARENO e alcancei NESSO de lá eu voltei! Mas o ideal seria ficar pelo menos um dia e uma noite em Nesso, pois é um local lindo. Repleto de paisagens dignas de ser descanso de tela do seu computador, como a foto que abre este post, que pode ser baixada  AQUI neste link para que você desde agora já possa contemplar este mágico lugar.


Em Nesso há uma ponte romana muito antiga, que nem sabem ao certo quando foi construída, uma cachoeira (Orrido de Nesso) e casas de pedras com pinturas que datam entre o século XII E XIII. 

Seguindo o percurso se alcança Lezzano, localidade que lamento ainda não conhecer. E logo adiante San Giovanni e depois finalmente se alcança Bellagio.  Percorri Bellagio até San Giovanni (que é uma fração de Bellagio)no inverno. Já Torno-Nesso fiz no verão, e nem sabia que faziam parte do mesmo percurso. A ideia agora é percorrer todo o trecho contemplando cada vilarejo.


O QUE HÁ PARA VISITAR NO CAMINHO

Partindo de Torno há a Villa Pliniana, que eu visitei antes de fazer o caminho, pois estava hospedada muito próxima dali. Em Blevio e em Torno há as duas Igrejas do Local. 
A de Torno, Igreja de Santa Tecla tem afrescos lindos e um campanário altíssimo. 


A villa Pliniana merece uma visita especial, uma contemplação especial, no interior e no exterior, e também um post só para ela. E este roteiro ainda vou fazer inteiro, Mas fica aqui a minha dica pois sei que muitas pessoas ignoram que se podem percorrer o Triângulo Lariano de Como a Bellagio a pé.



DICAS DA LU 

Vá com roupa e calçado confortável, com água, algo para comer na mochila e também com o cartão de memória da máquina fotográfica vazio.
***
Alongue-se antes de sair. 
No inverno aqueça-se bem as articulações.
***
O caminho é todo sinalizado  com placas indicativas 
como a da foto.
***

SEGREDO DA LU

Neste passeio não gastei um tostão sequer, apenas a sola dos calçados. E eu estava numa  região de turismo de elite. Não comi em restaurante ou em bares, levei meu panino na bolsa junto com uma garrafinha de água. 

Vá mas esteja em forma,
 valeu à pena, mas...
na volta eu estava cansada!


 ...espero que sua jornada pela Strada Regia 
  seja restauradora, 
com o devido tempo
para contemplar
as belezas do lago

e espero também
 que 
você
 possa seguir  comigo 

Viajando pela Itália! 

Se  você me leu até aqui! 


Grazie Mille!!! 

( se leu só uma parte também) 


Se é meu seguidor  em algum dos canais 

Super obrigada!



Convido 
você para seguir minhas páginas na internet:

Instagram: @viajandoitaliamia
Twitter: @viajandoitaly

e caso tenha, dúvidas ou sugestões 

pode me deixar um comentário ou enviar um 
e-mail 
para
...................................................................

viajandopelabota@gmail.com
....................................................................

Lembrando que eu faço postagens

domingos e quintas
mas quase  todo dia tem post em todas as redes sociaiss


Abbraccio forte




*****


Fotos

Arquivo pessoal de Luciáh Tavares;

Foto da Ponte de Nesso AQUI



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estação Central de Milão

A 'Stazione Milano Centrale' além de ser uma das estações mais charmosas da Europa e do mundo, é considerada um dos símbolos da cidade de Milão. Denominada por vezes como a catedral do movimento, devido ao grande fluxo de viajantes que diariamente passam por ela rumo aos mais variados destinos. É  natural que numa estação  o objetivo principal não seja aquele de  observar, e por isto nesta postagem busco desmistificar a estação central de Milão apenas como local de passagem,  destituí–la do 'não lugar' ao qual está fadada, instigando assim aos viajantes  que me lerem ao visitá-la olharem o seu entorno. Aqui dou passagem ao que me move: a arte. Sendo assim  abordarei um pouco da história desta, atentando não apenas ao projeto do arquiteto Ulisse Stacchini(18 71  – 194 7), mas também a os seus mosaicos, suas esculturas e aos segredos que esta guarda.  Um pouco da História   A estação central de Milão que conhecemos hoje foi inaugurada em 1931 e

ASSISI a cidade de São Francisco de Assis

Basílica de São Francisco de Assis, Assis, Umbria. Assisi na Úmbria  não é apenas uma das diversas  cidades medievais italianas, mas uma das mais especiais, devido as personagens históricas e santas que desenvolveram sua jornada de amor ao próximo a partir deste mágico lugar. Percorrer as ruelas deste vilarejo é um mergulho no tempo, pois ainda hoje esta cidadela de pouco mais de 20 mil habitantes, conserva  muitas semelhanças com a aquela em que caminhava São Francisco de Assis o santo patrono da Itália, que deixou de legado ao mundo seus princípios de humildade e simplicidade. Se encontra no centro da Itália,  a 26 km de Perugia, 135 km de Florença e a 132 km de Roma. Quem é adepto ao turismo religioso tem uma vasta gama de igrejas para conhecer entre estas a Igreja de San Rufino, a Basílica de São Francisco, a  Basílica de Santa Clara e a Igreja de Santa Maria sobre Minerva, entre outras. Cheguei a Assisi de trem, vindo de Perugia, a estação da cidade é  uma gra

La Monaca di Monza - tour literário

A cidade de Monza, distante 23 Km de Milão, tem um s é rie de locais descritos pelo escritor Alessandro Manzoni (178 5 a 1873) no famoso livro “Os Noivos” (I Promessi Sposi). Publicado pela primeira vez em 1823, foi assunto aqui no Blog na postagem voltada à cidade de Lecco , também na Lombardia, e cerca de 40 km de Monza. Se você está programando um viagem à região, gosta de literatura e da cultura italiana não ignore este post. Muito menos deixe de lado a leitura do romance de Manzoni, você vai se deparar muitas vezes com ruas, praças, estações, monumentos, cafés e infinitas referências ao escritor por toda a Itália, já que o romance em questão é  c onsiderado o mais importante da literatura italiana. Em Monza a ‘Monaca’ é extremamente conhecida ao lado de outros dois personagens femininos de épocas diferentes: a rainha Margherita(1851 a 1926),  que foi a primeira rainha do  reino  de Itália ( falei dela na postagem anterior, lembra!? Se não lembra ou não leu acess