Pular para o conteúdo principal

BELLAGIO- a pérola do lago de Como


Bellagio como o próprio nome já diz é 'bella'. Um vilarejo elegante muito próximo de Milão. Encontra-se na fronteira com a Suiça, às margens do Lago di Como e está envolto pelos alpes. Com ruas estreitas  que levam na direção de um calçadão que estende-se ao longo do lago. Casas e negócios coloridos completam a magia deste lugar. E é para conhecer este lugarejo pitoresco que eu convido meus leitores a seguirem comigo Viajando pela Itália.



O LOCAL E UM POUCO DE SUA HISTÓRIA



O triângulo Lariano, local onde encontra-se Bellagio.

Esta cidade de vista cinematográfica fica no vértice do triângulo lariano, o lago de Como aparenta-se com a letra "Y" invertida e a cidade está exatamente no ponto em que as águas do lago em questão dividem-se, como se formassem os dois braços do 'Y'. 



O local já era povoado pelos Galli desde 600a.C. ainda que não  tenham documentos que comprovem, há tal hipótese. Acredita-se que a partir de 196 a.C. os romanos tenham chegado ali. O mais ilustre romano nascido no local teria sido  o escritor e magistrado 'Plínio, o Jovem'
(aprox. 62,63 a.C.  -114 a.C.). 



Na literatura de Plinio, O Jovem
o local já figurava como um vilarejo de veraneio, 
onde pessoas abastadas do Império Romano
vinha tirar férias.


O local teria servido também de palco as batalhas do temido Federico Barbarossa nos tempos que se formou a liga Lombarda. Foi em tal período que os Longobardi,  teriam murado a região que depois passou às mãos dos Visconti.
No século XV, Ludovico 'o Mouro' (lembra do POST sobre o Castelo Sforzesco!?) fez do local o feudo do Marquês Stanga.








Atualmente o local tem menos de 3 mil habitantes mas nos fins de semana e no verão lota, seu mais ilustre morador é o ator George Clooney que tem  um casarão do século 18, a Villa Oleandra,  às margens do Lago. A casa fica entre  Como e Bellagio. E ao que tudo indica  estaria a venda por 100 milhões já que o ator estaria sendo perturbado constantemente pelos paparazzi.






O QUE FAZER EM BELLAGIO

  • Visitar a Basílica românica de San Giácomo;
  • Conhecer o Museu dos instrumentos de navegação;
  • Navegar pelo lago de Como;
  • Conhecer o Jardim de Villa Melzi:
  • Encontrar George Clooney (sonhar não custa nada);


DICAS DA LU




Se quiser ir direto do aeroporto Malpensa para Bellagio, o tren nord, que vai até Como, sai de uma estação junto ao aeroporto.

***
Partindo de Milão sugiro que vá até a estação de Metrô Cadorna e de lá pegue o Tren Nord.

***
De Como a Bellagio


Caso queira ir até Bellagio de Barca opte em descer
 na  estação COMO NORD LAGO. 
E de lá vá até o Piccolo Porto e pegue a barca que leva até Bellagio.


Caso queira ir até Bellagio de ônibus opte por descer na Estação  COMO SAN GIOVANNI e pegue o ônibus para Bellagio, no terminal de ônibus que fica ao lado de tal estação.


Se for até Bellagio de carro, não deixe de parar no caminho para conhecer o Santurário da Madonna di Mondello e fazer belas fotos dos alpes.(foto à direita).





Chegando a Bellagio você pode pegar uma barca no local e viajar até a Suíça;(na foto à esquerda se vê a Barca).Compre os bilhetes com antecedência (eu sempre  compro na hora e acabo me ferrando) assim que chegar em Bellagio.

***

O local possui uma vista tão incrível e ruelas tão agradáveis que você também vai ter a impressão que os papparazzi estão lhe seguindo , faça suas fotos! Se for no inverno e estiver sozinha o local vai estar vazio, ainda mais se optar por visitar o local num dia de semana. 



Em Bellagio tudo é belo, aproveite para curtir um pôr de sol as margens do lago de Como e agradecer a beleza que existe.


 ...espero que sua viagem a Bellagio  seja maravilhosa, 
(que você tenha mais sorte que eu
 e encontre o George Clooney)
mas melhor ainda

que você seja a/o grande protagonista de sua viagem

e  possa seguir  comigo 

Viajando pela Itália! 

Se  você me leu até aqui! 


Grazie Mille!!! 

( se leu só uma parte também) 


Se é meu seguidor  em algum dos canais 

Super obrigada!



Convido 
você para seguir minhas páginas na internet:

Instagram: @viajandoitaliamia
Twitter: @viajandoitaly

e caso tenha, dúvidas ou sugestões 

pode me deixar um comentário ou enviar um 
e-mail 
para
...................................................................

viajandopelabota@gmail.com
....................................................................

Lembrando que eu faço postagens

domingos e quintas
mas quase  todo dia tem post em todas as redes sociaiss


Abbraccio forte




*****

Referências desta Postagem a partir de minhas vivências pessoais com ajuda providencial das páginas abaixo:


***




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estação Central de Milão

A 'Stazione Milano Centrale' além de ser uma das estações mais charmosas da Europa e do mundo, é considerada um dos símbolos da cidade de Milão. Denominada por vezes como a catedral do movimento, devido ao grande fluxo de viajantes que diariamente passam por ela rumo aos mais variados destinos. É  natural que numa estação  o objetivo principal não seja aquele de  observar, e por isto nesta postagem busco desmistificar a estação central de Milão apenas como local de passagem,  destituí–la do 'não lugar' ao qual está fadada, instigando assim aos viajantes  que me lerem ao visitá-la olharem o seu entorno. Aqui dou passagem ao que me move: a arte. Sendo assim  abordarei um pouco da história desta, atentando não apenas ao projeto do arquiteto Ulisse Stacchini(18 71  – 194 7), mas também a os seus mosaicos, suas esculturas e aos segredos que esta guarda.  Um pouco da História   A estação central de Milão que conhecemos hoje foi inaugurada em 1931 e

ASSISI a cidade de São Francisco de Assis

Basílica de São Francisco de Assis, Assis, Umbria. Assisi na Úmbria  não é apenas uma das diversas  cidades medievais italianas, mas uma das mais especiais, devido as personagens históricas e santas que desenvolveram sua jornada de amor ao próximo a partir deste mágico lugar. Percorrer as ruelas deste vilarejo é um mergulho no tempo, pois ainda hoje esta cidadela de pouco mais de 20 mil habitantes, conserva  muitas semelhanças com a aquela em que caminhava São Francisco de Assis o santo patrono da Itália, que deixou de legado ao mundo seus princípios de humildade e simplicidade. Se encontra no centro da Itália,  a 26 km de Perugia, 135 km de Florença e a 132 km de Roma. Quem é adepto ao turismo religioso tem uma vasta gama de igrejas para conhecer entre estas a Igreja de San Rufino, a Basílica de São Francisco, a  Basílica de Santa Clara e a Igreja de Santa Maria sobre Minerva, entre outras. Cheguei a Assisi de trem, vindo de Perugia, a estação da cidade é  uma gra

La Monaca di Monza - tour literário

A cidade de Monza, distante 23 Km de Milão, tem um s é rie de locais descritos pelo escritor Alessandro Manzoni (178 5 a 1873) no famoso livro “Os Noivos” (I Promessi Sposi). Publicado pela primeira vez em 1823, foi assunto aqui no Blog na postagem voltada à cidade de Lecco , também na Lombardia, e cerca de 40 km de Monza. Se você está programando um viagem à região, gosta de literatura e da cultura italiana não ignore este post. Muito menos deixe de lado a leitura do romance de Manzoni, você vai se deparar muitas vezes com ruas, praças, estações, monumentos, cafés e infinitas referências ao escritor por toda a Itália, já que o romance em questão é  c onsiderado o mais importante da literatura italiana. Em Monza a ‘Monaca’ é extremamente conhecida ao lado de outros dois personagens femininos de épocas diferentes: a rainha Margherita(1851 a 1926),  que foi a primeira rainha do  reino  de Itália ( falei dela na postagem anterior, lembra!? Se não lembra ou não leu acess