Pular para o conteúdo principal

MONZA- A Vila Real de Monza

Monza é uma importante cidade da Região da Lombardia, capital da Província de Monza e Brianza, encontra-se a nordeste da capital da moda a apenas 22,8 Km. E de Milão são diversas as opções de transporte para deslocar-se a esta cidade de cerca de 120 mil habitantes e repleta de histórias. Caso você queira dar continuidade ao roteiro literário, que apresentei na postagem anterior, apoiado nos  lugares do romance histórico, "Os Noivos"(Promessi Sposi) de Alessandro Manzoni a distância tanto de Lecco como da cidade de Como é de 40km, e de Bellagio fica a cerca de 60km.  Fica a seu critério! Optando por seguir o Tour Manzonino(vide o post anterior AQUI), sugiro que fique ligado nos próximos posts do Blog, poi farei um sobre a personagem da "Monaca di Monza", a Freira Virgínia que recebe a personagem Lucia no convento, e também um tour pelos lugares Manzonianos na cidade. 

Hoje inicio pelo por um dos locais mais conhecidos da cidade, depois do autódromo de Monza, que levou a cidade a ser conhecida internacionalmente pelas corridas de Fórmula I. 
Mas o local de que falo é a VILLA REALE DI MONZA, uma das casas de veraneio da Rainha Margherita di Savoia. 
Se você está perdido  não lembra quem é esta Rainha, pense a pizza Margherita, pois esta leva tal nome graças a uma homenagem feita a Rainha em questão. Ela foi a primeira das soberanas do Reino e Itália após a unificação. (l"Unità).
O filho dela com o Rei Umberto I foi Vittorio Emanuelle. (lembra da famosa Galeria no centro de Milão!? Se não lembra ou não leu acesse o post sobre Milão AQUI). 

A Vila Real De Monza

Escolhi a Villa Reale como ponto de partida para falar de Monza  pois o lustre que fica ao centro de tal edifício passa uma linha imaginária que representa exatamente o meio caminho entre Viena e Milão.  O local foi construída, entre os anos de 1777 e 1780, por pedido da Rainha Maria Tereza de Áustria, servia de casa de veraneio ao filho da rainha Ferdinando D'Asburgo-Este, que era então o Governador do Reino Lombardo Austríaco.  Tendo sido usada até 1796, quando Napoleão chegou com suas tropas na Lombardia. 
A Mansão passou pela mão de uma série de moradores nobres e teve sob seu teto liderança militares e politicas, devido ao ponto  estratégico. 

Mas finalmente em 1868 passa a ser a residência do Rei Umberto I e da Rainha Margherita di Savoia. O rei em questão foi assassinado e a Villa real passou aos governo Lombardo, representado pelas prefeituras de Monza e Milão.
O edifício em estilo neoclássico foi projetado pelo arquiteto Piermarini, tem a forma de U e possui cerca de setecentos quartos distribuídos em 22.ooo m². Entre os anos 1900 até os anos 1990 ficou um tanto quanto abandonada, mas finalmente entre os anos de 2012 e 2014 passou por uma grande restauração.


O local hoje 


  • Funciona de um lado uma escola, em outra parte há uma estufa de plantas exóticas(para os italianos, para os brasileiros nem tanto). 
  • Há um imenso jardim de rosas, onde nasceu uma rosa típica do jardim a Bella di Monza(motivo pela qual a primavera é a estação perfeita para conhecer o local).
  • Junto a Villa Reale fica o parque de Monza da qual faz parte também  Autódromo de Monza, que há mais de 80 anos recebe o Prêmio de Fórmula I e que fez a cidade famosa no mundo inteiro.
  • No andar térreo encontram-se serviço de restauração, cafeteria, livraria, num laboratório didático e a bilheteria.
  • No primeiro andar  e no segundo andar:exposições dos quartos reais, galerias, roupas e utensílios de época e uma infinidade de coisas.( se eu ficar listando aqui não termino mais este post)


O local é delicioso para um piquenique se você optar por conhecer a cidade pela primavera ou verão. 



No inverno o jardim fica assim poeticamente vazio. 
----------------------------------------



Para saber 

como chegar em Monza
utilize o Moovit



 a partir de Milão
clique AQUI


 a partir de Lecco

clique AQUI


 ATENÇÃO

a partir de Como você pode partir de diferentes estações
Como Lago 
clique AQUI

Como Nord Borghi 

clique AQUI
Como Nord Camerlata
clique AQUI


---------------------------------------------------

DICAS DA LU



 --------------------------------------------------------------------
Eu usei a linha M3 do Metrô partindo da Stazione Centrale e numa das vezs fui até a Comasina e em outra até a estação sesto marelli pois era próxima da casa em que me hospedaria. 
***
Cheque sempre qual a opção de transporte mais próxima do local que você parte e do qual você deve chegar.
***
Confie nos aplicativos, mas não deixe de pedir informações. 
***
Por segurança não dê indicações de seu trajeto, hora e local.
***
Eu fui no inverno e a Vila reale estava fechada, só vi o parque mesmo e o edifício pelo lado de fora,  visitei seu interior em outra viagem no verão, já após o restauro,mas também não aconselho, pois estava muito cheio e eu não pude ver tudo pois fui num bate-volta Milão.
***
O local é elegante, eu sei, vai dar vontade de encarnar a rainha mas faça uma favor aos seus pés de viajante, use  um calçado confortável.
***

Economize levando  seu sanduíche ou sua pizza Margherita e sinta-se uma Rainha saboreando-os, sentado no imenso jardim, sabendo que por ali passaram importantes personagens da história, e que agora é você que está escrevendo sua página na história, como uma  viajante soberana está  passando por ali.
***
No dia 24 de junho tem a festa de São João com fogos de artifício  parece até ano novo.
***
 Vá cedo e se puder retorne outras vezes!
***
Meu blog não é como uma casa real, mas fique a vontade 
para voltar sempre...
...espero que sua visita a 



seja digna de uma Rainha
e espero
 também
 que 
você
 possa seguir  comigo 

Viajando pela Itália! 

Se  você me leu até aqui! 


Grazie Mille!!!
( se leu só uma parte também) 

Se é meu seguidor  em algum dos canais 
Super obrigada!


Convido 
você para seguir minhas páginas na internet:

Instagram: @viajandoitaliamia
Twitter: @viajandoitaly

e caso tenha, dúvidas ou sugestões
pode me deixar um comentário ou enviar um 
e-mail 
para
...................................................................

viajandopelabota@gmail.com
....................................................................

Lembrando que eu faço postagens
domingos e quintas
mas quase  todo dia tem post em todas as redes sociais.



Abbraccio forte



*****

E este post termina em 
pizza
Margherita



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estação Central de Milão

A 'Stazione Milano Centrale' além de ser uma das estações mais charmosas da Europa e do mundo, é considerada um dos símbolos da cidade de Milão. Denominada por vezes como a catedral do movimento, devido ao grande fluxo de viajantes que diariamente passam por ela rumo aos mais variados destinos. É  natural que numa estação  o objetivo principal não seja aquele de  observar, e por isto nesta postagem busco desmistificar a estação central de Milão apenas como local de passagem,  destituí–la do 'não lugar' ao qual está fadada, instigando assim aos viajantes  que me lerem ao visitá-la olharem o seu entorno. Aqui dou passagem ao que me move: a arte. Sendo assim  abordarei um pouco da história desta, atentando não apenas ao projeto do arquiteto Ulisse Stacchini(18 71  – 194 7), mas também a os seus mosaicos, suas esculturas e aos segredos que esta guarda.  Um pouco da História   A estação central de Milão que conhecemos hoje foi inaugurada em 1931 e

ASSISI a cidade de São Francisco de Assis

Basílica de São Francisco de Assis, Assis, Umbria. Assisi na Úmbria  não é apenas uma das diversas  cidades medievais italianas, mas uma das mais especiais, devido as personagens históricas e santas que desenvolveram sua jornada de amor ao próximo a partir deste mágico lugar. Percorrer as ruelas deste vilarejo é um mergulho no tempo, pois ainda hoje esta cidadela de pouco mais de 20 mil habitantes, conserva  muitas semelhanças com a aquela em que caminhava São Francisco de Assis o santo patrono da Itália, que deixou de legado ao mundo seus princípios de humildade e simplicidade. Se encontra no centro da Itália,  a 26 km de Perugia, 135 km de Florença e a 132 km de Roma. Quem é adepto ao turismo religioso tem uma vasta gama de igrejas para conhecer entre estas a Igreja de San Rufino, a Basílica de São Francisco, a  Basílica de Santa Clara e a Igreja de Santa Maria sobre Minerva, entre outras. Cheguei a Assisi de trem, vindo de Perugia, a estação da cidade é  uma gra

La Monaca di Monza - tour literário

A cidade de Monza, distante 23 Km de Milão, tem um s é rie de locais descritos pelo escritor Alessandro Manzoni (178 5 a 1873) no famoso livro “Os Noivos” (I Promessi Sposi). Publicado pela primeira vez em 1823, foi assunto aqui no Blog na postagem voltada à cidade de Lecco , também na Lombardia, e cerca de 40 km de Monza. Se você está programando um viagem à região, gosta de literatura e da cultura italiana não ignore este post. Muito menos deixe de lado a leitura do romance de Manzoni, você vai se deparar muitas vezes com ruas, praças, estações, monumentos, cafés e infinitas referências ao escritor por toda a Itália, já que o romance em questão é  c onsiderado o mais importante da literatura italiana. Em Monza a ‘Monaca’ é extremamente conhecida ao lado de outros dois personagens femininos de épocas diferentes: a rainha Margherita(1851 a 1926),  que foi a primeira rainha do  reino  de Itália ( falei dela na postagem anterior, lembra!? Se não lembra ou não leu acess