Pular para o conteúdo principal

Milão- Matando a fome com elegância

Fiz um post no instagram sobre  'la cioccolata con pana' (o chocolate quente) da Pasticceria San Carlo em Milão que instigou a curiosidade de meus seguidores. Sendo assim decidi escrever sobre minhas experiências gastronômicas na cidade da moda. 

Primeiro ponto esqueça a ideia pré concebida de comida italiana que nós brasileiros temos: muita comida, massas e pizzas. Para Milão este padrão não se encaixa, ainda que tenham muitas pizzarias e que se possa comer massa. As comidas em Milão em geral são aqueles pratos bem feitos, alla cartè,  mas para uma brasileira como eu ( que dizem as más línguas: '-Come como uma draga!') não preenchem.

Café na Itália, sempre acompanhado de um biscoitinho
Comecemos pelo café da manhã, se você ficar num hotel mais ou menos, ou num hostel, que digam que tem café da manhã; não acredite, ou acredite, mas não com um pensamento brasileiro de café da manhã, onde qualquer hotelzinho do fim do mundo tem um café pelo menos com dois tipos de pão, manteiga, geleia, café preto, com leite e duas frutas. Na Itália em geral não é assim! Café da manhã incluído significa em geral uma taça de café(zinho)- que em geral vem só pela metade- e um crossaint com nutella ou dois biscoitinhos. Gosta de manteiga? Esqueça! Manteiga lá é coisa para cozinhar e causa nojo nas pessoas dizer que você passa ela no pão. E pela manhã Italiano não come coisas salgadas, como pelo menos eu sempre fui habituada: pão com queijo, pão com manteiga, etc... Lá eles comem coisas doces e o açúcar lá não adoça como no Brasil. Não vai adiantar colocar todos os sachês de açúcar no café, não vai adoçar! Pois nossa terra além de ter 'palmeiras onde canta o sabiá' tem o açúcar mais doce da face da terra. A primeira semana vivida em Milão me deu a impressão que estava gripada, devido a sutileza como eles em sua elegância utilizam o açúcar e o sal...mas pouco a pouco eu fui descobrindo. 

Se o café da manhã disser que tem frutas  e você ver bananas sugiro que fuja. As bananas não são produzidas na Itália como nós aqui no Brasil que qualquer beira de estrada tem um milhão de plantações e infinitos tipos. Elas chegam verdes por lá e são conservadas verdes na geladeira...e eles comem as bananas verdes. Se você, como eu, necessita do potássio de cada dia, prepare-se pois vai sofrer de cãibras. Tente compensar com outras coisas, compre frutas. Os pêssegos e as peras são ótimos. Eu descobri uma feira e  antes de sair do hotel sempre comia alguma fruta e depois tomava outro café com um panino (pão com queijo, salame, tomate, etc...) na rua. 
Entre pagar pelo panino e ficar com fome, prefiro comprar
os ingredientes e preparar o pão no hotel ou hostel.
Além de mais econômico preparo com  ingredientes
escolhidos por mim.
Almoço-Se você é o típico brasileiro que ao meio dia o estômago ronca! E precisa de um prato pesado para saciar a fome do meio-dia, saiba que na Itália, sobretudo no norte, eles não são habituados a almoçar como nós. Em geral comem um panino. (um pãozinho com queijo ou salame).  Descubra uma trattoria e os bares mais simples, fora das ruas principais e peça um prato de pasta. Se eles lhe oferecerem o típico risotto alla milanese saiba antes de qualquer coisa que a Itália é o país da massa e que a qualidade de arroz lá é muito diferente da nossa. E o risotto alla milanese, é um arroz feito com caldo de carne, vinho branco e açafrão. Eu odiei! Mas não morri, pois o queijo ralado era bom! Como estava na Itália pensei: agora mato a fome com  uma boa pizza! Foi outra decepção! Não achei  boa a pizza dos lugares em que comi ( e me levaram inclusive para comer a melhor pizza de Milão). Como vocês podem perceber a essas alturas eu já estava vesga de fome! Resolvi me salvar com o café . E cometi a primeira grande gafe na Itália. O café (era um cafezinho, mas eu pedi um café) vinha pela metade. Aí vocês imaginem, uma 'xicrinhazinha' pequenininha servida pela metade...achei que era o resto de alguém! Quando percebi que todos os demais cafés eram assim, servidos a conta gotas, fiquei com a cara no chão! Se você como eu precisa de doses gigantes de café para sobreviver aprenda  antes de qualquer coisa a palavra 'lungho' , que é o adjetivo que define uma xícara de cafezinho cheia. E 'lunghìssimo' se você quiser  uma xícara grande. E se você gosta de café com leite sugiro que solicite o café  'macchiato'( se pronuncia maquiato) ou diga que na verdade quer 'latte con caffè' . 

Aqui o aperitivo servido no capricho na mesa, momento propício
para uma 'bella chiacchera'( um bom bate-papo). Vantagem de viajar
pela Itália com fluência na língua italiana.
 
Milão  tem uma tradição , a partir das 17 horas iniciam a ser servidos os aperitivos nos bares,  lanchonetes, restaurantes, pubs. É a desculpa para conversar um pouco enquanto se bebe um drink. E em geral basta pedir uma bebida ( e esta bebida pode inclusive ser o cafezinho) e comer tudo que está no balcão. É claro que a ideia é ficar bebericando o drink, comendo e conversando. Você viajante solitária pode pedir o aperitivo na mesa. Eles vão te servir com algumas coisas( que podem ser desde pequenos canapés, sanduíches, minúsculos, amendoim, mini pizzas, queijos e salames até pedaços de lazanha). Eu sugiro o balcão, pois assim você pode comer o que bem entender,  à vontade...Claro que com a devida elegância milanesa! E se achar que abusou na comilança peça mais um café ou drink antes de ir embora. 

Num aperitivo num Pub em Milão
fiz amizade até com um das Arábias...
mas na verdade  eu já  estava
 prá lá de Marrakesh



Eu fiz muitos amigos batendo papo na hora do aperitivo. E era o momento que mais gostava em Milão. Numa Osteria perto do Hotel que ficava ( a Osteria do Jazz) fiz amigos eternos. Tudo por causa do bate -papo.  E perto da estação Amendola Fiera sempre fazia o aperitivo num café. É das tradições de Milão que mais amo! E nos pubs em geral encontra-se gente de várias partes do mundo.

A janta na Itália tem sempre uma particularidade... a ideia é começar pelo aperitivo e depois sentado à mesa pedir o que eles chamam de 'antepasto'( que é mais ou menos o que chamamos de entrada) em geral algo mais leve, uma verdura, salada e as famosas bruschetas( que eu super aconselho), só não se emocione depois do aperitivo+antepasto você pode não ter mais fome quando chegar o primo piatto (primeiro prato), em geral um prato com carne, e o secondo piatto(segundo prato), quase sempre um prato de massa ou alguma salada. O secondo só vem quando você termina o primo e eles em geral tem nojo quando nós brasileiros misturamos a comida. 

Se tiver a oportunidade( e não for vegetariana como eu) peça um dos pratos tradicionais de Milão como:

Cassoeula al Matareal ( carne de porco e uma espécie de polenta); Cottoletta alla Milanesa (o bife a milanese); L'ossobucco ; Minestrone alla milanesa (uma sopa). As opções da cozinha de Milão são para carnívoros. 



FARE ATTENZIONE<=> FIQUE ATENTA

  • Ao pedir o azeite lembre-se que os garçons em geral vem com uma jarra de azeite de oliva e vão banhar você até os pés se você não for rápida para dizer: - Va bene, grazie! 


  • Se for pedir pizza não peça vinho para acompanhar, lá o que acompanha a pizza é a cerveja, mesmo em dias frios.  Eu viajando sozinha pedia, e eles me olhavam com uma cara...Mas eu só pensava: -Eu não sou daqui mesmo!

  • E vale lembrar que a mussarela brasileira e a italiana são coisas completamente diferentes. A mussarela de lá é mais parecida com um queijo branco de minas. E que pizza doce na Itália não existe!





Mas para não dizer que por lá a única coisa que amei foram os aperitivos, devo dizer que comi boas massas, em restaurantes simples, acompanhadas com vinho artesanal- aquele que aqui no Brasil chamamos de colonial. O vinho artigianale mesmo sendo seco é um pouco adocicado, sempre digo que:

 "Em Milão a doçura que falta no açúcar sobra no vinho. "


 E aqui eu falo de vinho artesanal de 'boteco', para acompanhar a sopa. Amo! Sobretudo nos dias frios de fevereiro. E também amo uma foccacia...aliás,  pensar na Itália sem pensar em foccacia é impossível, mas isto é uma história para contar num outro post, ou quem sabe até num livro.

Minha grande  paixão declarada em Milão é o chocolate quente ( la cioccolata con pana) e os doces das Pasticcerie ( e olha que nasci na terra do doce). Uma fatia de panetone com chocolate quente no inverno.  É o paraíso! (e em Milão panetone não é coisa só do natal). Poderia falar  ainda dos sorvetes( i gellati) que os milaneses tomam seja no inverno como no verão, mas acho que com o que relatei aqui já dá para saber um pouco do que comer por lá! 

Se for à Milão me conte, se teve a mesma sensação que eu...espero que sua viagem seja gastronomicamente maravilhosa, que você possa seguir saboreando meus relatos e seguir comigo Viajando pela Itália! 

Se  você me leu até aqui!
 Grazie Mille!!! 
( se leu só uma parte também) 

Se é meu seguidor em algum de meus canais 

Super obrigada!

Convido você para seguir minhas páginas na internet:

Instagram: @viajandoitaliamia
Twitter: @viajandoitaly

e caso tenha, dúvidas ou sugestões 

pode me deixar um comentário ou enviar um e-mail para 

viajandonabota@gmail.com


Lembrando que eu faço postagens aos domingos e quintas.
Mas todo dia tem post em todas as páginas




Abbraccio forte



---------------------------------------------------------------------------------
Sobre Milão leia também os posts:

Castelo Sforzesco-testemunha da história de Milão

&






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estação Central de Milão

A 'Stazione Milano Centrale' além de ser uma das estações mais charmosas da Europa e do mundo, é considerada um dos símbolos da cidade de Milão. Denominada por vezes como a catedral do movimento, devido ao grande fluxo de viajantes que diariamente passam por ela rumo aos mais variados destinos. É  natural que numa estação  o objetivo principal não seja aquele de  observar, e por isto nesta postagem busco desmistificar a estação central de Milão apenas como local de passagem,  destituí–la do 'não lugar' ao qual está fadada, instigando assim aos viajantes  que me lerem ao visitá-la olharem o seu entorno. Aqui dou passagem ao que me move: a arte. Sendo assim  abordarei um pouco da história desta, atentando não apenas ao projeto do arquiteto Ulisse Stacchini(18 71  – 194 7), mas também a os seus mosaicos, suas esculturas e aos segredos que esta guarda.  Um pouco da História   A estação central de Milão que conhecemos hoje foi inaugurada em 1931 e

ASSISI a cidade de São Francisco de Assis

Basílica de São Francisco de Assis, Assis, Umbria. Assisi na Úmbria  não é apenas uma das diversas  cidades medievais italianas, mas uma das mais especiais, devido as personagens históricas e santas que desenvolveram sua jornada de amor ao próximo a partir deste mágico lugar. Percorrer as ruelas deste vilarejo é um mergulho no tempo, pois ainda hoje esta cidadela de pouco mais de 20 mil habitantes, conserva  muitas semelhanças com a aquela em que caminhava São Francisco de Assis o santo patrono da Itália, que deixou de legado ao mundo seus princípios de humildade e simplicidade. Se encontra no centro da Itália,  a 26 km de Perugia, 135 km de Florença e a 132 km de Roma. Quem é adepto ao turismo religioso tem uma vasta gama de igrejas para conhecer entre estas a Igreja de San Rufino, a Basílica de São Francisco, a  Basílica de Santa Clara e a Igreja de Santa Maria sobre Minerva, entre outras. Cheguei a Assisi de trem, vindo de Perugia, a estação da cidade é  uma gra

La Monaca di Monza - tour literário

A cidade de Monza, distante 23 Km de Milão, tem um s é rie de locais descritos pelo escritor Alessandro Manzoni (178 5 a 1873) no famoso livro “Os Noivos” (I Promessi Sposi). Publicado pela primeira vez em 1823, foi assunto aqui no Blog na postagem voltada à cidade de Lecco , também na Lombardia, e cerca de 40 km de Monza. Se você está programando um viagem à região, gosta de literatura e da cultura italiana não ignore este post. Muito menos deixe de lado a leitura do romance de Manzoni, você vai se deparar muitas vezes com ruas, praças, estações, monumentos, cafés e infinitas referências ao escritor por toda a Itália, já que o romance em questão é  c onsiderado o mais importante da literatura italiana. Em Monza a ‘Monaca’ é extremamente conhecida ao lado de outros dois personagens femininos de épocas diferentes: a rainha Margherita(1851 a 1926),  que foi a primeira rainha do  reino  de Itália ( falei dela na postagem anterior, lembra!? Se não lembra ou não leu acess